Centro de Estudos Arquivísticos

Arquivos Físicos e Digitais

 

Visão direta, levando a mensagem clara para o sucesso da organização de documentos físicos e digitais.

Um livro didático, que ensina a prática de todos os dias no Gerenciamento Arquivístico de Documentos Digitais.

A ciência dos arquivos se desenvolve, naturalmente, neste livro, colocando, na prática, as grandes tarefas do Arquivista no mundo moderno.

Recomendamos este livro aos Arquivistas e outros profissionais ligados à Informação neste momento em que a tecnologia invade destemidamente todas as áreas da cultura, da ciência, de todas as atividades humanas, que revoluciona o “modus faciende” de qualquer empreitada, traz aos Arquivos, uma tarefa a mais, no sentido de resgatar a História que se cria, numa avalanche de documentos eletrônicos, todos os dias, antes mesmo que os papéis pudessem ser recuperados para o registro da memória em nosso país. Este livro percorre a trajetória dos papéis e ensina o caminho dos documentos digitais. Abrange as duas fases, facilita o entendimento prático, de como enfrentar os papéis que, ainda, entulham órgãos públicos e privados, sem lhes dar, ainda, o retorno da INFORMAÇÃO.

Autoras: Astréa de Moraes e Castro, Andresa de Moraes e Castro e Danuza de Moraes e Castro Gasparian


Arquivologia. Sua Trajetória no Brasil

 

Neste livro Astréa conta como foi a “revolução” dos arquivos no Brasil. Dividiu-o em algumas partes e a história abrange, uma parte em Brasília e uma parte no Rio de Janeiro.

Seu entusiasmo e o entusiasmo dos primeiros arquivistas, o amor, a garra e a competência de todos que lutaram pelo Curso Superior de Arquivo nas universidades brasileiras; o reconhecimento da profissão; sua legislação e outros momentos importantes, com visão de Brasil e de Mundo.

O prefácio é de Jaime Antunes, ilustre e querido companheiro nosso, Diretor do Arquivo Nacional que apresenta o cenário de como se desenvolve o livro.

Autora: Astréa de Moraes e Castro

Colaboradores: José Pedro P. Esposel, Helena Corrêa Machado, Heloisa Liberalli Belotto, Darcila de la Canal Castelán


Arquivística=Técnica Arquivologia=Ciência

 

Livro : “Arquivística=Técnica Arquivologia=Ciência”, das autoras: Astréa de Moraes e Castro, Andresa de Moraes e Castro e Danuza de Moraes e Castro Gasparian. Publicado em 1985 – 1ª Edição e 1988 – 2ª Edição. Expõe teorias universais, focaliza a realidade brasileira dos Arquivos e instrumentaliza o Arquivista em bases práticas e objetivas, para organizar Arquivos nas três idades (Corrente, Intermediária e Permanente ou Histórica).

Autoras: Astréa de Moraes e Castro, Andresa de Moraes e Castro, Danuza de Moraes e Castro Gasparian