Centro de Estudos Arquivísticos

Consultoria em Gestão de Documentos e Arquivo

Desenvolvimento e implantação de projetos que oferecem a solução completa e integrada em Gestão de Documentos e Arquivo em suas três fases (Corrente, Intermediário e Permanente), permitindo, por meio de nossa equipe de especialistas preparados técnica e cientificamente, a disponibilidade e a segurança permanente das informações.

  • Diretrizes para a implantação da Gestão de Documentos e Arquivo para todos os setores da empresa ou por área;
  • Diretrizes para desenvolvimento ou aquisição de um sistema de arquivos;
  • Desenvolvimento de ações para o Tratamento do Acervo Documental Arquivístico;
  • Elaboração do Código de Classificação de Documentos de Arquivo (instrumento arquivístico utilizado para arquivamento dos documentos);
  • Elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos (instrumento arquivístico que fixa prazos de guarda, eliminação de documentos, ou digitalização);
  • Elaboração de um programa de treinamento de funcionários para a organização dos arquivos;
  • Elaboração de Manual de Gestão de Documentos;
  • Elaboração de Inventário para arquivo permanente.

Benefícios

  • Garantia de uma eficiente e imediata recuperação da informação;
  • Minimização do tempo na recuperação de documentos;
  • Racionalização e padronização do material utilizado para arquivo;
  • Uniformização de procedimentos em todos os departamentos e otimizações operacionais;
  • Otimização de processos de gerenciamento de documentos;
  • Racionalização da produção documental no que concerne ao espaço físico para armazenagem tanto em papel quanto digital;
  • Redução do volume de documentos;
  • Determinação de prazos de validade dos documentos;
  • Economia de custos com espaço, tempo e equipamento;
  • Armazenagem adequada de documentos vitais em qualquer suporte (papel, CDs, vídeos, DVDs, fitas, etc.).